domingo, 28 de outubro de 2012


PARABÉNS A TODOS OS NOSSOS JUDOCAS, PELO SUCESSO DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE JUDÔ 2012!



28 DE OUTUBRO

DIA INTERNACIONAL DO JUDÔ


A Federação Internacional de Judô (FIJ) instituiu o Dia Mundial do Judô. O evento será comemorado sempre no dia 28 de outubro, data do aniversário do Prof. Jigoro Kano, fundador deste esporte.

O Judô é uma arte marcial que foi compilada para ser mais que uma arte de guerra ou um esporte competitivo. O Judô também é baseado em conceitos e valores morais que não se encontram apenas na teoria, mas que são colocados em prática em cada instante, desde o treinamento do judoca dentro do Dojo até sua vida profissional e familiar.

O respeito é uma das principais noções morais encontradas no Judô. Noção esta que é bem conhecida entre os judocas a partir do termo Jita Kyoei, que significa “bem estar mútuo”. O respeito é fundamental para uma vida social agradável, pois sem o respeito, o aprendizado não acontece. Ao iniciar a aula, cumprimentamos o Sensei, em respeito a ele e ao conhecimento que nos transmite. Antes de qualquer exercício, durante os treinos, cumprimentamos nosso colega, em respeito a ele e ao nível técnico em que se encontra. Se ele é menos graduado e tem menos conhecimento, o respeitamos e ajudamos a aprender melhor, o orientando e evitando machucá-lo. Se ele é mais graduado, o respeitamos e procuramos absorver o máximo de conhecimento. Antes do randori, cumprimentamos o nosso colega, pois estamos nos comprometendo a fazer um bom randori sem o uso da violência ou força excessiva que possa machucá-lo. E ao término do randori, o cumprimentamos e agradecemos pelo aprendizado e pela relação de respeito que foi estabelecida durante o combate.

Judô sem respeito não é Judô, é apenas “Ju”, sem o sentido do caminho, “Do”, a ser trilhado.

Parabenizo a todos os Judocas Pernambucanos, que acompanham e compartilham o trabalho de nossa Federação e os convido a aproveitar este dia para refletir sobre o que podemos fazer para juntos, DIRETORES, ATLETAS E PAIS, colaborarmos para o engrandecimento do nosso judô.

Confiança não é algo que se compra, é sim, algo que se adquire através do respeito que, por sua vez, se edifica através do exemplo.

O que você judoca está fazendo para respeitar as pessoas à sua volta?

O que você poderia fazer para ter uma relação de respeito com outras pessoas à sua volta?

Estamos tratando todas as pessoas à nossa volta com respeito, nossos Pais, irmãos, mestres, amigos e colegas?

Que sejamos sim, cidadãos exemplos para aqueles que nos cercam, contagiando a todos com nossa educação e respeito ao próximo, pois só assim estaremos verdadeiramente sendo os Judocas que o Fundador do Judô Shihan JIGORO KANO idealizou para a manutenção do verdadeiro espírito do JUDÔ.

Temos que rever nossas intenções e mudar!

Mudar sim, e para melhor!


FAZENDO AOS OUTROS, O QUE GOSTARÍAMOS QUE NOS FIZESSEM!


JACIANO DELMIRO
Presidente da FPJU